Informações Úteis
Informações ImportantesPrezando pela saúde e bem-estar dos nossos clientes, as normas estabelecidas pelo Hospital São Paulo visam oferecer um atendimento de qualidade, igualitário e humano aos pacientes e seus familiares. Portanto, contamos com a compreensão e colaboração de todos para o bom funcionamento.
Lembramos que é terminantemente proibido fumar dentro das dependências do Hospital São Paulo.
ATENÇÃO FIQUE ATENTO!
Informamos que tem havido tentativas de golpes em hospitais públicos e particulares de todo o pais.
O Hospital São Paulo não solicita depósitos, nem faz cobrança de materiais médicos, exames, medicamentos, procedimentos, etc por telefone.
Caso recebam alguma ligação dessa natureza não repassem nenhuma informação, nem contato de familiares e comunique o serviço social ou de enfermagem.
Obs: Em muitas situações os golpistas se passam por médicos ou se identificam como funcionários de instituições de saúde, se aproveitando do momento de fragilidade dos pacientes e familiares para obter informações e dinheiro.
Horário de Funcionamento
- Recepção Internações 24 horas - Acesso pela Rua Visconde de Inhaúma 1600.
- Hospital São Paulo Urgência/Emergência 24 Horas - Acesso pela Rua Visconde de Inhaúma 1600A (Anexo ao Hospital São Paulo).
Horário de Visitas
- Enfermarias: Quartos / Apartamentos:
Diariamente das 14:00 h às 20:00 h.
Permitido entrada em revezamento, sendo autorizado 1 visitante por vez.
Obs: Essa regra não se aplica aos quartos 205 e 206 ( vide orientações da UTI Pediátrica ).
Idade mínima para visitas - 14 anos.
- UTI Adulto e CTFC:
Diariamente das 11:00 h às 12:00 h ( somente visita ) e das 17:00 h às 18:00 h ( visita com boletim médico ).
Permitido até 2 visitantes durante os períodos mencionados, com entrada em revezamento.
Idade mínima para visitas - 14 anos.
- UTI Pediátrica e Quartos 205 e 206
Diariamente das 17:00 h ás 18:00 h ( somente visita, sem boletim médico ).
Permitido 2 visitantes por dia, com entrada em revezamento.
Idade mínima para visitas - 14 anos.
*OBS: Proibido visitas para pacientes em isolamento respiratório e/ou doenças infectocontagiosas, independente da unidade de internação.
Telefones Úteis
PABX: 9. Para solicitar qualquer ligação para fora do hospital. A ligação é tarifada e será cobrada no momento da alta paciente. Qualquer dúvida entrar em contato com a telefonista.
Para realizar ligações internas, basta tirar do telefone do gancho e teclar o número desejado.
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 146
Serviço de Nutrição: 702
Serviço de TV: 132
Portaria: 130
Recepção: 131 ou 132
Contas Particulares: 142
Serviço de TV
O Hospital dispõe de Serviço terceirizado de televisão (opcional), com custo a ser acertado no momento da alta hospitalar.
Ramal: 9
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
O Hospital possui um Serviço de Atendimento ao Cliente, com o intuito de proporcionar maior apoio aos usuários desta Instituição.
Ramal: 146
Atendimento ao Paciente pelo Serviço de Enfermagem
Quando houver necessidade de solicitar os profissionais de enfermagem, o paciente ou seu acompanhante deverá acionar a campainha que fica disponível ao lado do leito.
Prezando pela saúde e bem-estar dos nossos clientes, as normas estabelecidas pelo Hospital São Paulo visam oferecer um atendimento de qualidade, igualitário e humano aos pacientes e seus familiares. Portanto, contamos com a compreensão e colaboração de todos para o bom funcionamento.
Lembramos que é terminantemente proibido fumar dentro das dependências do Hospital São Paulo.
ATENÇÃO FIQUE ATENTO!
Informamos que tem havido tentativas de golpes em hospitais públicos e particulares de todo o pais.
O Hospital São Paulo não solicita depósitos, nem faz cobrança de materiais médicos, exames, medicamentos, procedimentos, etc por telefone.
Caso recebam alguma ligação dessa natureza não repassem nenhuma informação, nem contato de familiares e comunique o serviço social ou de enfermagem.
Obs: Em muitas situações os golpistas se passam por médicos ou se identificam como funcionários de instituições de saúde, se aproveitando do momento de fragilidade dos pacientes e familiares para obter informações e dinheiro.
Horário de Funcionamento
- Recepção Internações 24 horas - Acesso pela Rua Visconde de Inhaúma 1600.
- Hospital São Paulo Urgência/Emergência 24 Horas - Acesso pela Rua Visconde de Inhaúma 1600A (Anexo ao Hospital São Paulo).
Horário de Visitas
- Enfermarias: Quartos / Apartamentos:
Diariamente das 14:00 h às 20:00 h.
Permitido entrada em revezamento, sendo autorizado 1 visitante por vez.
Obs: Essa regra não se aplica aos quartos 205 e 206 ( vide orientações da UTI Pediátrica ).
Idade mínima para visitas - 14 anos.
- UTI Adulto e CTFC:
Diariamente das 11:00 h às 12:00 h ( somente visita ) e das 17:00 h às 18:00 h ( visita com boletim médico ).
Permitido até 2 visitantes durante os períodos mencionados, com entrada em revezamento.
Idade mínima para visitas - 14 anos.
- UTI Pediátrica e Quartos 205 e 206
Diariamente das 17:00 h ás 18:00 h ( somente visita, sem boletim médico ).
Permitido 2 visitantes por dia, com entrada em revezamento.
Idade mínima para visitas - 14 anos.
*OBS: Proibido visitas para pacientes em isolamento respiratório e/ou doenças infectocontagiosas, independente da unidade de internação.
Telefones Úteis
PABX: 9. Para solicitar qualquer ligação para fora do hospital. A ligação é tarifada e será cobrada no momento da alta paciente. Qualquer dúvida entrar em contato com a telefonista.
Para realizar ligações internas, basta tirar do telefone do gancho e teclar o número desejado.
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 146
Serviço de Nutrição: 702
Serviço de TV: 132
Portaria: 130
Recepção: 131 ou 132
Contas Particulares: 142
Serviço de TV
O Hospital dispõe de Serviço terceirizado de televisão (opcional), com custo a ser acertado no momento da alta hospitalar.
Ramal: 9
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
O Hospital possui um Serviço de Atendimento ao Cliente, com o intuito de proporcionar maior apoio aos usuários desta Instituição.
Ramal: 146
Atendimento ao Paciente pelo Serviço de Enfermagem
Quando houver necessidade de solicitar os profissionais de enfermagem, o paciente ou seu acompanhante deverá acionar a campainha que fica disponível ao lado do leito.
FAQ Internação
Quais documentos devo levar ao hospital no ato da internação?
Serão necessários o CPF, o RG, a Carteirinha do Convênio, cópia de comprovante de endereço e a Guia de Solicitação de Internação Autorizada. Cartão SUS. Em caso de urgência a Guia de Solicitação de Internação será solicitada pelo Hospital.
Para realização de cirurgias é necessário ter o termo de consentimento cirúrgico assinado após explicação do seu cirurgião, bem como a consulta pré anestésica se foi realizada. Traga também os exames preparatórios para a cirurgia conforme solicitação do seu médico
Chegar com 01:30 hora de antecedência para fazer a internação.
O que devo levar para internação no Hospital?
- Artigos de higiene íntima incluindo, escova de dentes, creme dental, Shampoo, desodorante, cremes, compressas mamárias e fraldas descartáveis;
- Roupas e calçados confortáveis;
- Exames solicitados pelo médico;
- Todos os seus medicamentos de uso diário em suas embalagens originais e lacradas, acompanhados de receituário médico atualizado (Mês referência internação)
O hospital não se responsabiliza por nenhum objeto pessoal esquecido ou perdido dentro das dependências do mesmo.
O que não preciso levar para internação no Hospital?
O Hospital fornece aos pacientes: camisolas, roupas de cama, cobertores, toalhas de banho e rosto, travesseiros e sabonetes. Os demais produtos de higiene pessoal devem ser trazidos para o paciente, como também para o acompanhante.
No momento da alta a rouparia será conferida.
Quais os tipos de acomodação que Hospital possui?
- Apartamento (Privativo)
- Enfermaria (2 pacientes por quarto sem acompanhante)
- Quarto com acompanhante (2 pacientes por quarto com acompanhante em cadeira)
Qual tipo de acomodação tenho direito?
Verifique junto ao seu convênio qual acomodação de direito, deste modo será evitado qualquer dúvida ou insegurança com relação aos serviços oferecidos.
Posso adquirir uma acomodação diferente da coberta pelo meu Convênio/Plano?
Sim, os valores e procedimentos necessários deverão ser verificados no ato da Internação na Recepção de Internação.
O que cobre meu Convenio/Plano?
Verifique junto ao seu convênio qual a cobertura do seu plano, pois determinados Convênios/Planos não cobrem determinados materiais.
Quem tem direito a acompanhante?
- Idosos (pessoas a partir de 60 anos) e crianças e adolescentes até 18 anos têm direito à permanência do acompanhante, conforme preveem os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente
- Gestante em trabalho de parto (direito a um acompanhante de sua escolha nas primeiras 24h)
- Demais pacientes a permanência de acompanhantes dependerá do tipo de convênio e acomodação de direito paciente.
Quem pode ser acompanhante?
Acompanhante é a pessoa responsável e/ou cuidador que permanece em tempo integral com o paciente internado. Deve ser adulto, lúcido e identificado (RG/CPF), conforme resolução nº 1.490/94 do Conselho Federal de Medicina.
Deve ter mais de 18 anos, do mesmo sexo do paciente, parentes ou não.
Pacientes com direito a Acompanhantes, onde os acompanhantes devem aguardar durante a cirurgia?
Sala de espera na recepção, e quando o paciente for dirigido para o quarto, será permitida a entrada do acompanhante ao quarto
Pode ficar mais de uma pessoa como acompanhante do paciente?
Não!
O que não é permitido?
- Proibido fumar nas dependências do hospital conforme Lei Estadual 13.016, de 19/05/2008.
- Trazer alimentos de fora do Hospital, tanto para pacientes quanto para acompanhantes, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
- Não trazer travesseiros e brinquedos de pelúcia;
- Aparelhos de ajuda auditiva, dentaduras, lentes de contato e óculos têm de ser retirados antes da cirurgia.
- O Hospital não se responsabiliza por objetos pessoais como, joias, celulares, relógios, cartões de crédito e/ou quantias em dinheiro, e objetos de valor sentimental, estes devem ser deixados em sua residência ou com alguém de sua confiança.
Visitas
Como proceder para visitar pacientes no Hospital?
Os visitantes devem ser apresentar ao funcionário da portaria com documento de identificação, informar o nome do paciente internado, identificar-se, e receber uma identificação, o qual deverá ser devolvido na saída.
( informações sujeitas a alteração )
O que não é permitido?
- Fumar em qualquer dependência do Hospital São Paulo.
- Não é permitido flores e balões.
- Não é permitido visitar pacientes em desacordo com a identificação da identificação.
- Não é permitido entrada de visitantes trajando bermudas, shorts, minissaia e miniblusa.
- Não é recomendado o uso de calçados abertos.
- Trazer alimentos de fora do Hospital, tanto para pacientes quanto para acompanhantes, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
- Nunca mexer no soro/medicação do paciente, assim como em curativos e outros. Todos os cuidados devem ser solicitados a enfermagem.
( informações sujeitas a alteração )
Quantas pessoas podem fazer visita?
É permitida a visita de duas pessoas por vez a cada paciente, com revezamento.
( informações sujeitas a alteração )
Quando o plano cobre enfermaria, mas o paciente tem direito a acompanhante, quantas pessoas podem ficar no quarto?
Na acomodação de enfermaria poderá permanecer apenas duas pessoas de cada leito dentro do quarto no horário de visita, portanto, fica a escolha do paciente ou da família quem entra ou sai do quarto neste horário.
( informações sujeitas a alteração )
E se o plano der direto a apartamento?
Em apartamento o acompanhante poderá permanecer no quarto enquanto as visitas se revezam de dois em dois.
( informações sujeitas a alteração )
Quem pode visitar?
Nos quartos idade igual ou maior de 12 anos e nas UTIs idade igual ou maior de 14 anos, parentes ou não
( informações sujeitas a alteração )
Posso trazer flores ao hospital?
Não. A presença de flores no hospital está relacionada a infecções, principalmente fúngicas, pois a umidade e a presença de material orgânico em deposição favorecem o crescimento de bactérias e de fungos, também devemos evitar riscos como a captação de insetos, como formigas, e casos de alergia.
( informações sujeitas a alteração )
Posso oferecer ao paciente algo que ele goste de comer sem ser do hospital?
Não. É proibido oferecer qualquer tipo de alimento ao paciente que não seja proveniente do Serviço de Nutrição e Dietética, pois as refeições são servidas conforme a prescrição da dieta pelo médico, supervisionado a composição da dieta pela Nutricionista do Hospital São Paulo.
( informações sujeitas a alteração )
Posso realizar uma visita Religiosa?
Visitas religiosas serão permitidas quando o paciente ou o familiar assim o desejar, respeitando o horário de visita.
( informações sujeitas a alteração )
Alta
Como devo proceder no ato de minha alta?
Todo paciente de alta deverá obrigatoriamente passar pela recepção do hospital acompanhado da enfermagem onde será entregue a autorização de saída, para finalizar o processo de alta.
Lembre-se de verificar e retirar seus pertences pessoais antes de sair do quarto.
Se algum objeto for encontrado, será guardado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo prazo de 7 dias. Após este período o hospital se reservará o direito de doá-los a entidades assistenciais da cidade de Ribeirão Preto.
Lembre-se de levar os exames trazidos, resultados de exames, receitas, atestados médico, recomendações médicas feitas por escrito, orientações da Nutricionista.
Se atentar para as orientações recebidas (verbais e escritas) pelos médicos, enfermagem e equipe multidisciplinar.
No momento da alta a rouparia será conferida.
O que não é permitido?
Levar itens da rouparia.
Nutrição
Posso trazer alimentos de casa ou comprados para o hospital?
Não. A entrada de alimentos de fora do Hospital é proibida, tanto para pacientes quanto para acompanhantes. Zelando pela qualidade dos serviços prestados, o Serviço de Nutrição e Dietética produz e fornece refeições dentro das técnicas de Controle de Qualidade e das normas de Vigilância Sanitária, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
Observação: Reforçamos que é proibido, oferecer qualquer tipo de alimento ao paciente que não seja proveniente do Serviço de Nutrição e Dietética, pois estes são oferecidos de acordo com a prescrição médica, tendo a composição da dieta prescrita supervisionada pela Nutricionista do Hospital São Paulo.
O serviço de Copa funciona 24 horas atendendo a solicitação de refeições para acompanhantes, com custo a ser acertado na alta hospitalar.
Internação
Quais documentos devo levar ao hospital no ato da internação?
Serão necessários o CPF, o RG, a Carteirinha do Convênio, cópia de comprovante de endereço e a Guia de Solicitação de Internação Autorizada. Cartão SUS. Em caso de urgência a Guia de Solicitação de Internação será solicitada pelo Hospital.
Para realização de cirurgias é necessário ter o termo de consentimento cirúrgico assinado após explicação do seu cirurgião, bem como a consulta pré anestésica se foi realizada. Traga também os exames preparatórios para a cirurgia conforme solicitação do seu médico
Chegar com 01:30 hora de antecedência para fazer a internação.
O que devo levar para internação no Hospital?
- Artigos de higiene íntima incluindo, escova de dentes, creme dental, Shampoo, desodorante, cremes, compressas mamárias e fraldas descartáveis;
- Roupas e calçados confortáveis;
- Exames solicitados pelo médico;
- Todos os seus medicamentos de uso diário em suas embalagens originais e lacradas, acompanhados de receituário médico atualizado (Mês referência internação)
O hospital não se responsabiliza por nenhum objeto pessoal esquecido ou perdido dentro das dependências do mesmo.
O que não preciso levar para internação no Hospital?
O Hospital fornece aos pacientes: camisolas, roupas de cama, cobertores, toalhas de banho e rosto, travesseiros e sabonetes. Os demais produtos de higiene pessoal devem ser trazidos para o paciente, como também para o acompanhante.
No momento da alta a rouparia será conferida.
Quais os tipos de acomodação que Hospital possui?
- Apartamento (Privativo)
- Enfermaria (2 pacientes por quarto sem acompanhante)
- Quarto com acompanhante (2 pacientes por quarto com acompanhante em cadeira)
Qual tipo de acomodação tenho direito?
Verifique junto ao seu convênio qual acomodação de direito, deste modo será evitado qualquer dúvida ou insegurança com relação aos serviços oferecidos.
Posso adquirir uma acomodação diferente da coberta pelo meu Convênio/Plano?
Sim, os valores e procedimentos necessários deverão ser verificados no ato da Internação na Recepção de Internação.
O que cobre meu Convenio/Plano?
Verifique junto ao seu convênio qual a cobertura do seu plano, pois determinados Convênios/Planos não cobrem determinados materiais.
Quem tem direito a acompanhante?
- Idosos (pessoas a partir de 60 anos) e crianças e adolescentes até 18 anos têm direito à permanência do acompanhante, conforme preveem os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente
- Gestante em trabalho de parto (direito a um acompanhante de sua escolha nas primeiras 24h)
- Demais pacientes a permanência de acompanhantes dependerá do tipo de convênio e acomodação de direito paciente.
Quem pode ser acompanhante?
Acompanhante é a pessoa responsável e/ou cuidador que permanece em tempo integral com o paciente internado. Deve ser adulto, lúcido e identificado (RG/CPF), conforme resolução nº 1.490/94 do Conselho Federal de Medicina.
Deve ter mais de 18 anos, do mesmo sexo do paciente, parentes ou não.
Pacientes com direito a Acompanhantes, onde os acompanhantes devem aguardar durante a cirurgia?
Sala de espera na recepção, e quando o paciente for dirigido para o quarto, será permitida a entrada do acompanhante ao quarto
Pode ficar mais de uma pessoa como acompanhante do paciente?
Não!
O que não é permitido?
- Proibido fumar nas dependências do hospital conforme Lei Estadual 13.016, de 19/05/2008.
- Trazer alimentos de fora do Hospital, tanto para pacientes quanto para acompanhantes, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
- Não trazer travesseiros e brinquedos de pelúcia;
- Aparelhos de ajuda auditiva, dentaduras, lentes de contato e óculos têm de ser retirados antes da cirurgia.
- O Hospital não se responsabiliza por objetos pessoais como, joias, celulares, relógios, cartões de crédito e/ou quantias em dinheiro, e objetos de valor sentimental, estes devem ser deixados em sua residência ou com alguém de sua confiança.
Visitas
Como proceder para visitar pacientes no Hospital?
Os visitantes devem ser apresentar ao funcionário da portaria com documento de identificação, informar o nome do paciente internado, identificar-se, e receber uma identificação, o qual deverá ser devolvido na saída.
( informações sujeitas a alteração )
O que não é permitido?
- Fumar em qualquer dependência do Hospital São Paulo.
- Não é permitido flores e balões.
- Não é permitido visitar pacientes em desacordo com a identificação da identificação.
- Não é permitido entrada de visitantes trajando bermudas, shorts, minissaia e miniblusa.
- Não é recomendado o uso de calçados abertos.
- Trazer alimentos de fora do Hospital, tanto para pacientes quanto para acompanhantes, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
- Nunca mexer no soro/medicação do paciente, assim como em curativos e outros. Todos os cuidados devem ser solicitados a enfermagem.
( informações sujeitas a alteração )
Quantas pessoas podem fazer visita?
É permitida a visita de duas pessoas por vez a cada paciente, com revezamento.
( informações sujeitas a alteração )
Quando o plano cobre enfermaria, mas o paciente tem direito a acompanhante, quantas pessoas podem ficar no quarto?
Na acomodação de enfermaria poderá permanecer apenas duas pessoas de cada leito dentro do quarto no horário de visita, portanto, fica a escolha do paciente ou da família quem entra ou sai do quarto neste horário.
( informações sujeitas a alteração )
E se o plano der direto a apartamento?
Em apartamento o acompanhante poderá permanecer no quarto enquanto as visitas se revezam de dois em dois.
( informações sujeitas a alteração )
Quem pode visitar?
Nos quartos idade igual ou maior de 12 anos e nas UTIs idade igual ou maior de 14 anos, parentes ou não
( informações sujeitas a alteração )
Posso trazer flores ao hospital?
Não. A presença de flores no hospital está relacionada a infecções, principalmente fúngicas, pois a umidade e a presença de material orgânico em deposição favorecem o crescimento de bactérias e de fungos, também devemos evitar riscos como a captação de insetos, como formigas, e casos de alergia.
( informações sujeitas a alteração )
Posso oferecer ao paciente algo que ele goste de comer sem ser do hospital?
Não. É proibido oferecer qualquer tipo de alimento ao paciente que não seja proveniente do Serviço de Nutrição e Dietética, pois as refeições são servidas conforme a prescrição da dieta pelo médico, supervisionado a composição da dieta pela Nutricionista do Hospital São Paulo.
( informações sujeitas a alteração )
Posso realizar uma visita Religiosa?
Visitas religiosas serão permitidas quando o paciente ou o familiar assim o desejar, respeitando o horário de visita.
( informações sujeitas a alteração )
Alta
Como devo proceder no ato de minha alta?
Todo paciente de alta deverá obrigatoriamente passar pela recepção do hospital acompanhado da enfermagem onde será entregue a autorização de saída, para finalizar o processo de alta.
Lembre-se de verificar e retirar seus pertences pessoais antes de sair do quarto.
Se algum objeto for encontrado, será guardado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo prazo de 7 dias. Após este período o hospital se reservará o direito de doá-los a entidades assistenciais da cidade de Ribeirão Preto.
Lembre-se de levar os exames trazidos, resultados de exames, receitas, atestados médico, recomendações médicas feitas por escrito, orientações da Nutricionista.
Se atentar para as orientações recebidas (verbais e escritas) pelos médicos, enfermagem e equipe multidisciplinar.
No momento da alta a rouparia será conferida.
O que não é permitido?
Levar itens da rouparia.
Nutrição
Posso trazer alimentos de casa ou comprados para o hospital?
Não. A entrada de alimentos de fora do Hospital é proibida, tanto para pacientes quanto para acompanhantes. Zelando pela qualidade dos serviços prestados, o Serviço de Nutrição e Dietética produz e fornece refeições dentro das técnicas de Controle de Qualidade e das normas de Vigilância Sanitária, segundo Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 e Resolução – RDC nº 275/02.
Observação: Reforçamos que é proibido, oferecer qualquer tipo de alimento ao paciente que não seja proveniente do Serviço de Nutrição e Dietética, pois estes são oferecidos de acordo com a prescrição médica, tendo a composição da dieta prescrita supervisionada pela Nutricionista do Hospital São Paulo.
O serviço de Copa funciona 24 horas atendendo a solicitação de refeições para acompanhantes, com custo a ser acertado na alta hospitalar.