O Hospital
Histórico
Em 2000, o hospital deu início a uma fase de grandes mudanças, quando um grupo de quatro médicos formado por Dr. Omar Féres, Dr. José Joaquim Ribeiro da Rocha, Dr. Paulo Antoniazzi e Dr. Valcyr Sant´anna assumiu sua direção. Com o empenho dos diretores, grandes investimentos em tecnologia foram feitos, juntamente as mudanças em sua estrutura e atendimento, que transformaram o Hospital São Paulo em referência em saúde para Ribeirão Preto e região.
Somos pioneiros em Ribeirão Preto e região em oferecer serviços no Centro de Medicina Hiperbárica (CEMEHI) – inaugurado em 2002 para tratamento de feridas complexas.
Em 2003 foi inaugurado o setor de Urologia, parceiro do Hospital São Paulo, que é pioneiro em Ribeirão Preto e no interior de São Paulo, na realização de vários procedimentos e na utilização de equipamentos de última geração.
Em expansão continua implantamos o Centro de Cardiologia Intervencionista em 2005, onde são permitidos realizar todos os exames e procedimentos em Cardiologia e Angiologia.
Ao longo do tempo o Hospital São Paulo veio se aprimorando e melhorando suas estruturas para o atendimento de seus pacientes. Em 2015 foi ampliada a área de maternidade e atendimento intensivo neonatal e pediátrico, tendo sido inaugurada a estrutura para realização de partos humanizados.
Iniciou-se em 2014 a implantação da Gestão Pela Qualidade, onde muitas melhorias foram alcançadas no processo de segurança do paciente e integração entre as diversas áreas.
Em 2016 fomos acreditados com a primeira Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA Nível 1 – Acreditado) e em 2018, recebemos a certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, sendo importante destacar que menos de 5% das instituições brasileiras de saúde possuem estes certificados.
No ano de 2018 o Hospital São Paulo ampliou seus leitos de cuidados intensivos adultos e estabeleceu uma nova parceria, inaugurando o Diagnóstico por Imagem Hospital São Paulo.
Com mais de 20 anos no mesmo local, sendo o primeiro pronto atendimento particular de Ribeirão Preto, o pronto atendimento localizado no Hospital São Paulo – Unimed 24 horas, em 2018 teve ampliação e fortalecimento da parceria, estendendo o atendimento de urgência para os diversos convênios atendidos pelo Hospital São Paulo.
Hoje o Hospital São Paulo é autossuficiente, completo e oferece uma enorme gama de serviços. Com uma administração voltada para a modernização, busca excelência em atendimento ao paciente, investindo em novas tecnologias, equipe médica qualificada e com vasta experiência, garantindo a qualidade e alto padrão de seus serviços.
O Hospital São Paulo não para de crescer e não mede esforços para colocar, à disposição de seus pacientes e da comunidade médica de Ribeirão Preto e região, o que há de melhor em tecnologia médica.
Qualidade e Acreditação Hospitalar
Em busca de constante aprimoramento, melhoria, segurança e qualidade o Hospital São Paulo iniciou a implantação da Gestão pela Qualidade em 2014 e a busca pela certificação, tendo sido escolhida como metodologia, a definida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, tendo como foco principal a segurança do paciente, que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país.
A metodologia de Acreditação da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), e tem como objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência. A certificação é sequencial em 3 níveis.
A gestão pela Qualidade e o processo de certificação contribuem para a segurança dos processos e consequentemente dos pacientes e profissionais; qualidade da assistência; construção de equipe e melhoria contínua; sendo útil instrumento de gerenciamento; definindo critérios e objetivos concretos adaptados à realidade, sendo ainda o caminho para melhoria contínua.
Periodicamente, conforme a metodologia, as instituições certificadas recebem auditorias externas visando garantir o seguimento e a melhoria continua dos processos.
Com a implantação e gestão da Qualidade houve a padronização dos processos, com determinação dos procedimentos e protocolos, visando minimizar os erros e aumentar a segurança. Foram definidos indicadores para acompanhamento dos processos, sendo utilizados para direcionamento da gestão.
Em 2016 o Hospital São Paulo foi Acreditado Nível 1 - Acreditado, podendo-se entender como Acreditada, uma instituição que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Dada continuidade ao processo em setembro de 2018 o Hospital São Paulo passou por nova visita, desta vez de recertificação, consagrando-se Acreditado Nível 2 – Acreditado Pleno, onde além de atender aos critérios de segurança, demonstra que a instituição tem sua gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com comunicação entre as atividades.
Nós do Hospital São Paulo estamos continuamente buscando melhoria e segurança para você, cliente.
Missão
Prestar atendimento humanizado e de excelência.
Visão
Ser referência no cuidado ao paciente, qualidade e segurança assistencial.
Valores
Ética, transparência e hospitalidade.