Notícias
Unimed Ribeirão Preto promove treinamento para reanimação de bebês
Unimed Ribeirão Preto promove treinamento para reanimação de bebês
Capacitação foi voltada a profissionais da equipe de Enfermagem da Maternidade do Hospital São Paulo
Capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem para a reanimação de bebês em sala de parto. Esse foi o objetivo do treinamento direcionado para novos integrantes da Maternidade do Hospital São Paulo, nos dias 13 e 14 de agosto. A capacitação foi dividida em módulos teórico e prático.
O treinamento foi oferecido pela médica Marisa Hebe Fogaça de Aguiar, pediatra instrutora do Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. O curso faz parte do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), que tem intensificado sua atuação pelo país, com objetivo de capacitar profissionais e reduzir as atuais taxas de mortalidade infantil.
Segundo o médico pediatra, Adalberto Moreira de Souza, os procedimentos ligados à reanimação neonatal são realizados quando o bebê apresenta algum tipo de complicação durante o parto ou após o nascimento. As causas mais frequentes são prematuridade, gestação gemelar, mãe com alguma patologia como diabetes ou hipertensão, sofrimento intra útero e descolamento de placenta. O pediatra diz que, com este tipo de treinamento, os novos profissionais da equipe estarão capacitados para ajudar de forma mais rápida em qualquer necessidade de socorro e, até, iniciar alguns procedimentos em uma eventual emergência até a chegada do pediatra.
Todos os médicos pediatras e os profissionais que formam a equipe de técnicos e enfermeiros da Maternidade do Hospital São Paulo possuem a capacitação. “Essa qualificação propicia mais um padrão de excelência no atendimento, pois desde que o médico e o apoio da enfermagem estejam treinados, a reanimação acontece de forma mais efetiva”, explica.