Notícias
Hospital São Paulo inaugura centro exclusivo para tratamento de feridas complexas
Serviço é composto por leitos de UTI e enfermaria em ambiente fechado e atuação de equipe multidisciplinar dedicada ao tratamento de pacientes com feridas complexas
O Hospital São Paulo, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, 1.600, e administrado pela Unimed Ribeirão Preto, inaugurou nesta terça-feira (28/11) seu centro dedicado ao atendimento exclusivo de pacientes com feridas complexas. “Anteriormente, pacientes nestas condições permaneciam em leitos de isolamento na UTI geral e enfermarias, o que era possível, mas não era o ideal. Neste novo modelo, teremos muito mais qualidade no atendimento, com equipe especializada atuando no tratamento e diminuindo riscos de complicações como infecções por exemplo, além de mais incidentes em um ambiente compartilhado com outros pacientes”, explica o cirurgião plástico Felipe Nogueira, coordenador da equipe do centro de atendimento aos pacientes com feridas complexas.
Além de Nogueira, a equipe multidisciplinar do Hospital São Paulo é extensa, composta pelo também cirurgião plástico Bruno Barbosa, o microcirurgião Alex Calderon e equipe, o Time de Resposta Rápida (TRR), sob coordenação do médico Leandro Batista Pereira, médicos intensivistas adultos e pediátricos, infectologistas, equipes de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social. “O que diferencia o atendimento é a equipe multidisciplinar em atuação, pois poucos hospitais privados contam com uma equipe tão completa quanto a nossa. E agora, em um ambiente exclusivo, o serviço acaba se tornando cada vez mais eficiente pela consolidação progressiva de rotinas, protocolos e especialização de todos os profissionais envolvidos nesse tipo de tratamento, que é de alta complexidade”, comenta Nogueira.
Estrutura
O espaço físico do novo serviço é composto por balcão de enfermagem exclusivo e dois leitos amplos de UTI monitorizados, em ambiente fechado, climatizado, com um banheiro privativo e um aparelho de televisão para cada um dos leitos, para tornar mais confortáveis as internações prolongadas, como é o caso de pacientes com grandes queimaduras. Para atendimento pediátrico, há espaço para acomodar acompanhante com conforto e privacidade. Anexo ao Hospital São Paulo, o centro conta com uma Unidade de Medicina Hiperbárica que auxilia no tratamento de feridas complexas, como acontece com grandes queimados, acelerando o processo de cicatrização das feridas.
Atualmente, o serviço conta com os mais modernos recursos existentes no tratamento de feridas, como curativos impregnados com prata, instrumental cirúrgico de última geração, como dermátomos elétricos e expansores de tecido, além da disponibilidade de uso de matriz dérmica em casos com indicação.
Sobre o atendimento a queimados
O atendimento hospitalar a queimados é essencial para garantir a sobrevivência e a recuperação do paciente. O tratamento inicial deve ser realizado o mais rápido possível, pois as queimaduras podem causar danos graves à pele, músculos, nervos e ossos.
O tratamento a pacientes com queimaduras dos mais variados graus inclui desde atenção clínica intensiva até os cuidados com as feridas, que são limpas e desinfectadas antes de receberem curativos protetores, medicações como antibióticos para prevenir infecções, analgésicos para controlar a dor e anti-inflamatórios para reduzir o inchaço.
Na maioria dos casos graves que permanecem internados, são necessárias inúmeras cirurgias para remover a pele desvitalizada pelas queimaduras (desbridamentos) e reconstrução com uso de enxertos de pele, associados ou não à matriz dérmica, ou retalhos microcirúrgicos em casos de queimaduras mais profundas.
Estima-se que ocorram cerca de 1 milhão de acidentes com queimaduras por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano - em 80% dos casos pelo SUS -, e cerca de 2.500 pacientes podem falecer direta ou indiretamente pelas lesões das queimaduras.
“Com a abertura deste setor exclusivo para tratamentos de feridas complexas teremos um grande progresso no atendimento aos pacientes com grandes queimaduras. Isso vai proporcionar um ambiente muito mais limpo, menos contaminado, sem outras infecções ou patologias. Os resultados atingidos com a criação deste centro proporcionarão um maior índice de sucesso no tratamento, impactando não só na morbidade, mas também na redução da mortalidade. Com quedas significativas nos níveis de infecção, por exemplo, a expectativa é que o tempo de internação e tratamento seja muito menor, ocorrendo também uma redução das sequelas ocasionadas pelas grandes queimaduras”, finaliza o cirurgião plástico Felipe Nogueira.
O início
O Centro para Tratamento de Feridas Complexas teve o seu embrião há nove anos. O médico e diretor do Hospital São Paulo, Moysés de Oliveira Lima Filho, que também é vice-presidente da Unimed Ribeirão Preto, lembra que o desenvolvimento do serviço foi lento, porém sustentável, mas que hoje se consolida com a criação de um ambiente de UTI exclusiva, além de leitos de retaguarda de isolamento - também dedicados aos pacientes que não necessitem mais da terapia intensiva. “A importância deste centro extrapola os limites de Ribeirão Preto e região, uma vez que recebemos pacientes de outras regiões do estado de São Paulo, assim como de outras regiões do Brasil. Para os beneficiários da cooperativa médica, o local significa um incremento significativo de segurança e qualidade assistencial”, ressalta.