Agosto Dourado - Mês do aleitamento materno


Aleitamento Materno: O departamento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (2017) diz: “A recomendação internacional de duração do aleitamento materno é de dois anos ou mais, sendo exclusivo até 6 meses de idade e a partir de então, complementado com outros alimentos. Portanto, não há um limite máximo estabelecido. Apesar disso, muitas pessoas se espantam ao ver uma criança mamando no segundo ano de vida e alguns profissionais chegam a sugerir o desmame. Evidências científicas relatam os benefícios da amamentação “prolongada” na saúde da criança e da mulher que amamenta", tanto no aspecto físico quanto no aspecto psíquico de ambas.
Pensar que no momento do aleitamento materno o bebê, no colo da mãe, sente as batidas do coração dela, a respiração, e todo o amor, e que isso proporciona segurança e muito aconchego ao bebê, já vale toda a paciência e dedicação que requer o ato de amamentar.
Os benefícios nutricionais do leite materno são bastante divulgados: o leite completo e tem a medida certa de proteínas, vitaminas e anticorpos que garantirão um bebe saudável.
Não existe leite materno fraco! Isso é um mito e todo profissional da área da saúde pode esclarecer essa inverdade, baseado em fundamento científico. A qualidade desse leite é ideal ao bebê e a maior parte das mulheres é capaz de produzi-lo em quantidade suficiente e adequada para seu filho.
Para que a mãe tenha leite suficiente para seu bebê, ela não precisa “comer por dois” ela necessita de uma alimentação saudável, muita tranquilidade no momento de amamentar, evitando o estresse, para que seja um momento único para mãe e filho.
Os profissionais da saúde, bem como a própria sociedade, devem promover, proteger e apoiar mães, bebês e famílias no ato de amamentar, para que ele ocorra com confiança, liberdade e prazer.

Dra Diva Helena C.V. Kabariti
Odontopediatra, coordenadora do Curso de Gestante Depois dos 9 do Hospital São Paulo

 

 

Voltar

 

CEMEHI HSP
16 3977.8406
CENTRO DE CARDIOLOGIA
INTERVENCIONISTA
16 3977.8410
CEMEHI MULTI
16 3636.8010
Página inicial | O Hospital | Serviços | Infraestrutura | Corpo Clínico | Convênios | Dicas | Perguntas Frequentes | Recursos Humanos | Contato
Rua Visconde de Inhaúma, 1600 - Jardim Sumaré - CEP 14025-100 - Ribeirão Preto/SP - 16 3977.8400
© 2010, Hospital São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por G4web.